Artes no Colégio Inácio Montanha

Este blog mostrará alguns trabalhos realizados por alunos e servirá de pesquisa para trabalhos de Educação Artística

GRAFITE E PICHAÇÃO


• Pichação = Palavra escrita, só uma cor e ocupa qualquer espaço.
• Grapicho = Entre pichação e Grafite (frases e desenhos)
• Grafite = Em italiano significa inscrição ou desenho
• Mural = Grandes proporções, conta uma história, não usa spray

Na Pré-história o homem usava as paredes das cavernas para deixar o seu registro. No Egito os túmulos dos Faraós narravam os fatos com traços mais elaborados.
         A pichação já existia nas sociedades mais antigas, predominavam xingamentos, cartazes eleitorais... Na Idade Media (500 a 1500) a Inquisição perseguia e castigava as Bruxas, cobrindo com uma substância Betuminosa, o Piche (Peste Negra).
Depois começou a ser feito nas paredes de pessoas que se queria atacar (2º Guerra Mundial/ Judeus). 
Com o surgimento do Spray ficou mais rápido o trabalho e começaram a surgir expressões de amor ou apenas o nome muito colorido com os hippies.
Os Grafiteiros estão buscando desassociar sua imagem dos Pichadores, vândalos e desordeiros, procuram conseguir autorização para suas pinturas, e participam de Campanhas Sociais.
No Brasil é considerado Crime Ambiental quando realizado em Patrimônio Publico ou em propriedades privadas sem autorização.
(Lei 9.605/98 – art.65 13/02/98 de 3 a 6 meses se for em monumentos ou prédios tombados ate 1ano)




















Campanha Lixo no Lixo
(2018)

          Nossa campanha toma forma e para participar leia o material proposto sobre Grafite e Pichação, alguns vídeos vão ajudá-lo a entender melhor o assunto.
          Os links abaixo poderão ajudar na pesquisa sobre um grafiteiro, as diferenças conceituais entre o Grafite e a Pichação e suas principais características.
          Comece a observar no seu bairro e pela cidade alguns grafites, fotografe e anote o endereço para depois compartilhar com os colegas no Google Maps.